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Uma empresa só cresce e atinge o sucesso quando os profissionais que nela atuam também crescem. E para que  isso ocorra, é fundamental que os profissionais recebam um retorno de como tem sido seu desenvolvimento e quais são os seus pontos fortes e fracos. Ou seja, é preciso que exista feedback. 

A seguir, vamos te mostrar como é importante esse trabalho, bem como dicas de como fazê-lo de forma correta. Confira e boa leitura! 

O que é feedback?

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa “realimentação”, surgida na época da Revolução Industrial, no chão das fábricas. Mas, foi só após a Segunda Guerra Mundial que o termo passou a ser utilizado para avaliação de pessoas e no desenvolvimento profissional.

Assim, no mundo corporativo, o feedback nada mais é do que o parecer sobre um profissional ou equipe de profissionais com o intuito de avaliar o seu desempenho na realização de um determinado trabalho.

No livro Obrigado pelo feedback (Douglas Stone e Sheila Heen), assim é explicado o termo: 

”Feedback é a maneira como passamos a nos conhecer através das nossas próprias experiências e das de outras pessoas – ou seja, a maneira como aprendemos com a vida. É o seu relatório anual de desempenho, o estudo do clima organizacional da empresa, o crítico gastronômico local resenhando o seu restaurante. O feedback inclui também o brilho nos olhos de seu filho assim que ele encontra você na plateia(…)”

A importância do feedback

O feedback se tornou uma prática comum em empresas de todo o mundo. Seu objetivo é encorajar, criar laços de confiança, solucionar problemas e aprimorar as habilidades dos profissionais. 

Segundo um estudo global do Top Employers Institute feito com 600 empresas em mais de 90 países, o feedback é considerada a melhor forma de medição de desempenho. Entre os entrevistados, a maioria afirmou que prefere feedbacks regulares dentro dos processos de avaliação, ao invés de revisões anuais de desempenho.

Ainda segundo o mesmo estudo, no Brasil, as empresas estão alinhadas à tendência global. A maioria delas treina os seus gestores para dar a seus funcionários um feedback aberto e construtivo.  

Isso acontece porque a maioria das empresas já percebeu que mais do que auxiliar o profissional a melhorar, o feedback tem reflexo direto no sucesso de uma organização. E que por isso,  é fundamental que ocorra no dia a dia da empresa. 

Porém, para alcançar todos os seus objetivos, ele precisa ser bem aplicado. É fundamental que os gestores sejam capazes de dizer onde a equipe e os indivíduos podem e devem melhorar. Devem ser capazes também não se de apontar os defeitos, mas também de exaltar as qualidades.

E por falar em qualidades, valorizá-las é fundamental para a motivar profissionais. Segundo estudiosos, quando falamos de motivação, o reconhecimento é mais importante do que aumentos de salários e outras recompensas financeiras. 

Podemos afirmar que um feedback realizado de forma correta e no momento certo, apresenta as seguintes vantagens, entre outras:

  • Profissionais mais motivados;
  • Aumento significativo da produtividade, 
  • Aumento da qualidade dos produtos e serviços prestados;
  • Maior envolvimentos e engajamentos dos profissionais com a empresa;
  • Maior retenção de talentos com diminuição do turnover. 

Dicas para que o feedback seja eficaz

Para um feedback eficaz e sem constrangimentos que realmente contribua para o crescimento e desenvolvimento da equipe, vale a pena conferir as dicas a seguir:

  • Tente ser o mais imparcial possível: não é fácil, mas descreva o comportamento que mereça atenção, exatamente como ocorre. Não fala juízo de valores. 
  • Seja objetivo: vá direto ao ponto, seja específico. Antes de conversar com o profissional tenha claro em mente qual o comportamento que deve ser melhorado ou elogiado.
  • Pense no outro: o feedback tem como alvo as necessidades do receptor, não do emissor. Seu objetivo não é extravasar a decepção ou qualquer emoção negativa. 
  • Dê feedback no momento certo: dê o retorno rapidamente, logo após um acontecimento. Se você demora existe a possibilidade de esquecer pontos importantes;
  • Observe as consequências: tente avaliar se o feedback foi absorvido e se estão sendo feito mudanças de acordo com o que foi dito. 
  • Estimule o feedback: trabalhe para que ele seja algo positivo, bem recebido e até mesmo solicitado. Sim, isso leva tempo, mas com paciência qualquer gestor consegue. 

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